Otimização do perfil de negócios do Google - como fazer isso em 2023?

Saiba como otimizar o Perfil Empresarial do Google da sua empresa passo a passo e aumentar sua visibilidade no Google e no Google Maps. Um guia simples.
Sebastian Żarnowski
Cofundador e CEO
facebooktwitterlinkedinn
tiktok v2
youtube
Otimização do perfil de negócios do Google - como fazer isso em 2023?

Visito vários grupos do Facebook que reúnem milhares de proprietários de pequenas empresas com muitas empresas de todo o mundo que estão ativas em pacotes locais e lidam com SEO local.

De vez em quando, encontro postagens como essa:

  • "O que eu preciso fazer para aumentar a visibilidade do perfil da minha empresa no Google?" (antigo Google My Business)
  • 'Fiz tudo o que um artigo me disse para fazer, mas minhas classificações locais ainda estão estagnadas'.
  • "Como obter mais clientes"?
  • Tenho informações completas e precisas em meus perfis de negócios do Google e ainda não consegui classificação.
  • ‍"Como faço para aumentar a visibilidade da minha listagem de perfil de empresa do Google nos resultados de pesquisa orgânica do Google?

Para encontrar a resposta para as perguntas acima, primeiro você precisa fazer uma coisa importante. É uma análise completa e profunda da listagem de sua empresa e dos concorrentes antes de começar a fazer a otimização para mecanismos de busca. Depois, você pode comparar os resultados, tirar conclusões e usá-las para otimizar o perfil da sua empresa.

Você não conseguirá isso em nenhuma publicação de blog, nem ninguém o fará gratuitamente nesses grupos. Receio que você não obterá respostas substantivas, apenas dicas como:

  • obter críticas positivas (ok, mas quantas?)
  • adicionar fotos comerciais (mas mesmo assim, se eu já tiver 50 delas?)
  • adicionar uma descrição da empresa (ok, mas devo prestar atenção em algo ao criá-la?)
  • definir a categoria principal correta. Mas o que é a categoria principal em minha estratégia de SEO?

Confuso, não é?

Então, o que você precisa fazer para otimizar a listagem da sua empresa no Google e se tornar a empresa número 1 da sua área?

Neste artigo, você descobrirá como otimizar o perfil da sua empresa no Google (antigo Google Meu Negócio) para obter mais visitas nas pesquisas locais.

Tabela de conteúdo

- 1. escolha um conjunto de palavras-chave

- 2. verifique a visibilidade atual de sua empresa nos resultados da pesquisa local

- 3. comece a melhorar e otimizar seu perfil comercial no Google

- Monitore sua empresa

visibilidade - imagem

Qual é a visibilidade do perfil de sua empresa no Google?

Confira gratuitamente

1. Escolha um conjunto de palavras-chave

Logo no início, você precisa pensar em quais palavras (palavras-chave relevantes) deseja aumentar a visibilidade da sua empresa no Google e no Google Maps. Se você é um dentista em Nova York, provavelmente deseja ter uma visibilidade alta no Google para palavras como dentista em Nova York, clínica odontológica em Nova York, implante em Nova York etc.

Sabemos que a pesquisa de palavras-chave é difícil e consome seu tempo. Por isso, na Localo (que opera em todo o mundo e está traduzida em vários idiomas), fazemos toda a análise para você e combinamos as palavras com o seu negócio. Tudo o que você precisa fazer é nos fornecer apenas uma palavra. :)

Prepare-se para algumas das palavras-chave mais importantes. Saiba mais sobre como fazer pesquisa de palavras-chave locais

sugestões de palavras-chave locais no Surfer Local

2. Verifique a visibilidade atual de sua empresa nos resultados de pesquisa local


Se você já tiver escolhido suas palavras-chave, precisará determinar a visibilidade do local da sua empresa na pesquisa local, quem são seus maiores concorrentes e quantos concorrentes você precisa vencer.

Você pode fazer isso manualmente, acessando o Google e digitando suas palavras-chave no navegador, uma de cada vez, e depois indo para a visualização do pacote local e procurando sua empresa no meio dos concorrentes.

Ou você pode fazer isso em segundos com o verificador de classificação local gratuito.

  1. Digite o nome de sua empresa
  2. Digite uma palavra-chave
  3. Verifique a visibilidade de sua empresa no Google em várias regiões


3. Comece a melhorar e otimizar seu perfil comercial do Google


3.1 Nome da empresa

Desde o início, logo no início, você precisa abordar o título da sua empresa no Google. O título é um dos fatores de classificação mais decisivos, portanto, se você otimizá-lo bem, poderá aumentar significativamente a visibilidade da sua empresa no Google. Além disso, o título é algo que os clientes veem primeiro nos resultados de pesquisa do Google, portanto, um bom título também pode aumentar o número de cliques no perfil da sua empresa.

Como você otimiza o título de sua empresa?

Acompanhe bem seus concorrentes e veja quais palavras eles usam em seus títulos e nomes de empresas. Você pode descobrir que muitos deles, além do nome da empresa, adicionaram uma palavra-chave, por exemplo, dentista, clínica, ortodontista etc. Verifique isso cuidadosamente e otimize seu título em sua conta comercial do Google.

Você também pode criar um título otimizado de forma rápida e fácil na ferramenta de auditoria da Localo.

Como a Localo o ajuda nisso? 

O Localo lhe dirá qual deve ser o tamanho do seu título para que ele não seja curto, mas também não seja longo demais em comparação com seus concorrentes. Se houver algo errado com seu título, você receberá um comentário aqui. 

Você também obterá uma lista completa de palavras-chave classificadas por influência de classificação. Você deve incluí-las em seu título, além da sua marca (apenas não exceda o tamanho apropriado do título). Lembre-se de incluir somente as palavras que correspondem ao seu negócio.

As palavras sugeridas que você pode usar para criar seu título estão abaixo. Em seguida, verifique se o título recém-escrito tem o tamanho ideal e contém todos os termos necessários que se encaixam em sua empresa. Se você já tiver um título pronto, copie-o e substitua-o em seu perfil comercial do Google.

Além disso, abaixo das palavras sugeridas, você pode criar seu título. Em seguida, verifique se o título recém-escrito tem o tamanho ideal e contém todas as palavras necessárias que se encaixam em sua empresa. Se você já tiver um título pronto, copie-o e substitua-o em seu perfil de negócios no perfil de negócios do Google


3.2 Categoria principal

A categoria principal da empresa é um fator de classificação tão essencial quanto o título da empresa. É mais fácil para o Google entender em qual classificação colocar sua empresa e para quais palavras-chave fazer isso com a categoria principal.

Como escolher a categoria principal?

Lembre-se de escolher uma categoria que melhor se adapte à sua empresa local e que reflita o que ela faz, o que vende e seus serviços. Não escolha uma categoria de leads com a qual você tenha dúvidas, pois isso pode afetar sua empresa de forma muito diferente do que você esperava.

Como faço para escolher rapidamente a categoria de lead perfeita com a Localo?

Abra sua auditoria no Localo e vá para a seção de categorias. Uma análise de suas categorias principais aparecerá diante de seus olhos. Essa seção informará se a categoria principal do seu negócio é relevante ou não e, se não for, para qual categoria principal você deve alterá-la.


3.3 Categorias adicionais

A maioria dos proprietários de empresas expande seus negócios locais com categorias de negócios adicionais, como dentistas que adicionam serviços como clareamento dental, ortodontia, implantes etc. Como existem muitas empresas desse tipo e só pode haver uma categoria principal, o Google oferece a cada proprietário de empresa a opção de adicionar outras categorias ao seu perfil de empresa do Google.

Como escolher categorias adicionais?

Apesar das aparências, essa não é uma tarefa fácil. Você precisa listar cuidadosamente os serviços que presta, editar o perfil da sua empresa no Google e preenchê-lo com categorias adicionais. Lembre-se de que a escolha de categorias adicionais que não se encaixam em sua empresa pode afetar negativamente a visibilidade do perfil de sua empresa no Google.

Como faço para selecionar rapidamente as categorias adicionais perfeitas com a Localo?

Abra a auditoria da sua empresa na Localo e vá para a seção de categorias adicionais. Você verá uma análise das melhores categorias adicionais que podem ser adicionadas ao seu perfil comercial do Google. Escolha as que são mais relevantes para sua empresa e adicione-as.


3.4 Descrição do negócio

As descrições comerciais da empresa são algo que os usuários veem praticamente de imediato quando encontram o perfil da sua empresa no Google. Elas são cruciais e, graças a elas, você pode aumentar significativamente a taxa de conversão no perfil da sua empresa no Google.

Como criar uma descrição da empresa?

Ao criar a descrição de sua empresa, tenha em mente alguns pontos essenciais. O primeiro é que o número de caracteres é limitado, e você pode escrever uma descrição da empresa com até 750 caracteres. O segundo ponto importante é que a descrição de sua empresa deve incluir o que você faz, para quem são as ofertas de sua empresa e uma chamada para ação. Ela também deve ser otimizada, o que significa que deve conter palavras-chave essenciais para aumentar a visibilidade de sua empresa.

Como faço para criar uma descrição comercial ideal com a Localo?

Esse processo é trivialmente simples, mas incrivelmente eficaz. Primeiro, abra uma auditoria do perfil da sua empresa no Localo e vá para a seção de descrição da empresa.

Nesta seção, você receberá orientações prontas sobre o tamanho mínimo da descrição da sua empresa e quais palavras devem constar nela. Além disso, você também encontrará um local para criar uma descrição completa e ideal para a sua empresa, que poderá ser copiada e implementada no perfil da sua empresa no Google.


3.5 Endereço do site

É muito importante saber para qual página, dentro do seu site, o perfil da sua empresa no Google direciona. Certifique-se de verificar cuidadosamente se a página para a qual o perfil da sua empresa leva é a página que os usuários esperariam ao clicar no endereço no perfil da sua empresa no Google. Às vezes, é possível encontrar uma subpágina melhor no seu site que reflita melhor o que os usuários gostariam de ver.

Como você escolhe o endereço de site perfeito?

Já se tornou uma prática popular adicionar uma página inicial ao seu perfil.

No entanto, há ocasiões em que um determinado perfil de empresa é criado para um serviço específico, como clareamento dental. Nesse caso, se houver uma subpágina para esse serviço em um determinado site, por exemplo, example.com/teeth-whitening, você deverá incluí-la no perfil da sua empresa no Google.


3.6 Avaliações

As avaliações de empresas são um elemento muito importante quando se trata de aumentar a visibilidade e a autoridade de uma empresa on-line. Infelizmente, muitos proprietários de empresas dizem que não têm controle sobre a frequência e o tipo de avaliações que são publicadas em suas listagens de empresas. Isso não é totalmente verdade. Você pode influenciar as avaliações que publica no perfil da sua empresa no Google e o conteúdo que elas incluem, o que faz com que sua empresa tenha mais visibilidade on-line e aumenta a confiança dos clientes em potencial.

Um aspecto importante a ser lembrado é que o que importa não é a quantidade, mas a qualidade das avaliações publicadas pelos usuários no seu perfil comercial do Google. Você pode descobrir isso no guia completo que preparamos sobre como solicitar avaliações do Google

Não deixe de responder a todos os comentários de seus clientes! Além disso, tente responder com frases mais elaboradas. Sabemos que isso pode ser demorado e complicado, portanto, com o Gerenciador de avaliações do Google da Localo, você pode responder às avaliações com um clique. Você tem modelos de resposta predefinidos que pode editar ou criar novos modelos.

Software gerenciador de avaliações do Google

3.7 Serviços

A seção de serviços permite que os clientes saibam mais sobre os serviços da sua empresa e o preço. Certifique-se de preencher corretamente essa seção com uma lista de serviços que os clientes que entram em contato com a sua empresa podem usar. Não se esqueça de nenhum dos serviços :)

listagem de empresas odontológicas do Park 56

Importante: se você tiver preenchido corretamente os serviços, o Google poderá mostrá-los em uma seção especial na visualização da sua empresa nos resultados da pesquisa local, diferenciando-a significativamente da concorrência.

resultados locais para a palavra-chave local seo new york


3.8 Produtos

Os produtos, assim como os serviços, permitem que os clientes vejam rapidamente o que podem comprar da sua empresa, quanto custa e acessem uma seção dedicada no seu site para saber mais sobre o produto. Certifique-se de completar essa seção adicionando os produtos que vende, o preço, a descrição e um link para uma página em que os clientes possam fazer uma compra.

Uma seção de produtos bem preenchida pode aumentar consideravelmente o número de vendas de um determinado produto ou serviço.

seção de produtos no perfil gbp

Pontos como um complemento para as lojas

Suponha que você tenha um banco de dados de produtos e um sistema para gerenciá-los. Nesse caso, provavelmente você só precisará de um programa exclusivo do Google chamado Points, que se conectará ao seu banco de dados de produtos e os exibirá juntamente com o preço no perfil da sua empresa no Google.

Veja o que há na loja


3.9 Imagens

As fotos são um fator de classificação e uma oportunidade para os usuários saberem mais sobre a sua empresa, como ela é ou quem trabalha nela. Lembre-se de adicionar algumas fotos diferentes ao perfil da sua empresa no Google no início e adicionar mais com o passar do tempo. Quanto mais fotos temáticas e de alta qualidade você adicionar ao seu perfil do Google, mais visível sua empresa será para os usuários na Internet e mais usuários decidirão aproveitar sua oferta. Além disso, não se esqueça de adicionar a foto de capa.

Você pode saber que tipo de fotos deve publicar em seu perfil empresarial otimizado do Google em nosso artigo dedicado: Como adicionar fotos ao perfil comercial do Google.

Sabemos que você gostaria de saber quantas imagens realmente precisa publicar no perfil da sua empresa no Google para aumentar sua visibilidade. Nossa auditoria de perfil comercial do Google fornece orientação sobre quantas imagens a mais você deve colocar no perfil da sua empresa para que o número de imagens seja adequado em relação aos concorrentes da sua empresa.

Lembre-se de não adicionar ao seu perfil comercial fotos que não sejam temáticas e que não apresentem nada relacionado à sua empresa, seus produtos e serviços. Uma excelente ferramenta gratuita do Google permite que você verifique o que o Google vê na imagem que você deseja publicar no seu perfil comercial do Google. A ferramenta informará se ela está de acordo com a política do Google e mostrará informações valiosas para o usuário: Google Vision AI.

google vision ai


3.10 Posts

As postagens do Google são um daqueles elementos do seu perfil do Google que você precisa cuidar sem parar. Você deve publicar um post em seu perfil do Google uma vez por semana para mostrar aos novos clientes informações atualizadas. Pode ser uma notícia, talvez uma oferta, um evento ou qualquer outra coisa. Você deve manter os usuários atualizados sobre o que está acontecendo com a sua empresa: como ela está mudando e crescendo.

Se você não sabe como criar postagens valiosas e otimizadas para sua empresa no Google, pode usar as diretrizes da auditoria de sua empresa na Localo. Elas lhe dirão qual deve ser o tamanho da sua postagem e quais palavras você deve usar nela para que sua empresa cresça mais no Google. Você também pode programar várias postagens de uma vezque serão publicadas nos dias e horários que você definir.

3.11 Diretórios comerciais (citações)

Um fator de classificação muito influente para o Google é a popularidade de sua empresa e a frequência com que as pessoas falam sobre ela. Tornou-se uma prática popular criar diretórios de negócios para sua empresa local e publicar informações sobre ela em vários sites da Internet.

Você deve começar a listar sua empresa em diretórios de negócios onde seus concorrentes publicam informações sobre as empresas deles. Apesar das aparências, não é difícil encontrar diretórios nos quais você deve adicionar uma listagem sobre sua empresa. Você pode encontrar a lista completa das melhores citações locais de empresas para sua empresa na auditoria da Localo.

3.12 Preencha suas informações comerciais básicas

Além disso, lembre-se de que é essencial preencher as informações básicas em sua listagem de empresas no Google, como endereço comercial, número de telefone, endereço do site, horário de funcionamento, preencher os atributos, inserir as áreas atendidas, ativar o envio de mensagens para sua empresa etc.

É essencial para que sua empresa cresça e prospere e para que os clientes entrem em contato com ela e usem seus serviços ou produtos.


Monitore seus negócios

Monitorar sistematicamente a visibilidade da sua empresa e reagir às mudanças é um dos elementos essenciais de todo o processo de aumento da visibilidade do perfil da sua empresa on-line.

Você precisa saber como sua empresa e seus concorrentes reagem às suas mudanças.

Seria melhor se você também reagisse rapidamente às ações tomadas por seus concorrentes, que vão querer ultrapassá-lo a todo custo e deixá-lo para trás nos resultados de pesquisa do Google.

A melhor maneira de fazer isso é usar um rastreador de classificação local da Localo. Ele monitorará continuamente a posição da sua empresa local no Google e garantirá o fornecimento de informações claras, completas e confiáveis sobre a visibilidade da sua empresa e dos concorrentes.

local rank tracker - surfer local

Resumo

Desenvolver sua empresa e a visibilidade dela no Google pode parecer complicado, mas, acredite, não é. :) Com os materiais e as ferramentas adequados, você pode aumentar significativamente a visibilidade da sua empresa no Google em dias ou semanas. Não tenha medo de dar o primeiro passo e começar a otimizar seu perfil comercial no Google agora mesmo. Boa sorte!

Em nosso próximo artigo do blog, você encontrará um resumo das melhores ferramentas de marketing on-line para pequenas empresas selecionadas por especialistas. Continue lendo!

Receba agora uma lista de verificação ampliada em sua caixa de entrada

Deseja saber mais dicas? Obtenha um PDF prático e encontre uma lista de verificação de SEO local com dicas adicionais.
Obrigado! Seu envio foi recebido!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.
* Ao fazer o download da lista de verificação, você se inscreve automaticamente em nosso boletim informativo. Você pode cancelar a assinatura quando quiser, mas garantimos que não vai perdê-la.

❤️ Espalhe a palavra! ❤️

Esta postagem do blog foi útil para você? Não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos e colegas para ajudá-los a aprimorar suas habilidades de marketing também!
facebooktwitterlinkedinn
tiktok v2
youtube
imagem viral
Digite seu e-mail e nós lhe enviaremos uma análise completa de mais de 2 milhões de perfis de empresas no Google dentro de alguns dias.
Nós lhe enviaremos uma análise completa de mais de 2 milhões de perfis de empresas no Google dentro de alguns dias.
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.
* Ao fazer o download da análise, você se inscreve automaticamente em nosso boletim informativo. Você pode cancelar a assinatura quando quiser, mas garantimos que não vai perdê-la.

Comece a receber clientes do Google agora mesmo!

Mais de 9 mil proprietários de empresas como você adicionaram a Localo ao seu kit de ferramentas e promoveram seus negócios locais com facilidade.
Comece agora
ferramenta de gerenciamento de perfil de negócios do google