Como fazer marketing para uma pequena empresa? Barato, fácil e eficaz!

Não pense mais em como fazer marketing para uma pequena empresa. Este guia simples e completo o ajudará em tudo. Dê uma olhada nele.
Sebastian Żarnowski
Cofundador e CEO
Líder de equipe digital na KS Agency
facebooktwitterlinkedinn
tiktok v2
youtube
Como fazer marketing para uma pequena empresa? Barato, fácil e eficaz!

Olá, é um prazer vê-lo em nosso blog! Ele é 100% dedicado a fornecer artigos e dicas sobre como transformar pequenas empresas em negócios prósperos que aumentam constantemente sua receita mês após mês e, assim, continuam crescendo.

Este artigo fornecerá a você o know-how sobre como abordar e executar o marketing on-line para uma pequena empresa local. Como planejar sua estratégia de marketing, por onde começar, o que procurar, como fazer e o que esperar.

Temos certeza de que você obterá valor deste artigo que o ajudará a aumentar os lucros de sua pequena empresa.

*As práticas apresentadas no artigo são adaptadas a uma pequena empresa que não tem dezenas de milhares para gastar em publicidade; portanto, não estamos falando de publicidade em vídeo paga, cujo custo começa em muitos milhares.

Continue lendo para saber tudo o que você precisa saber sobre marketing local na Internet para pequenas empresas!

Quais são as melhores estratégias de marketing para pequenas empresas?

Qual é a melhor estratégia de marketing para pequenas empresas?

Veja abaixo 8 estratégias de marketing on-line que mostrarão como fazer marketing para uma pequena empresa que seja eficaz e econômico.

Consideramos atividades que:

  1. Você pode se candidatar
  2. Não são caros
  3. São excelentes para pequenas empresas


1. Perfil comercial do Google - um canal gratuito e eficaz para SEO local

Um perfil de empresa no Google é, sem dúvida, o melhor canal de marketing para proprietários de pequenas empresas, e você definitivamente deve incluí-lo em seu plano de marketing digital. Sua principal vantagem é que ele é totalmente gratuito. Configurá-lo e mantê-lo depois é totalmente gratuito e não custa nada. Quando bem feito, ele fará com que você se destaque de outras empresas locais. Definitivamente, você deve incluí-lo na estratégia de marketing local de sua empresa local.

Perfil de empresa local do Google

Configurar um perfil também é muito fácil, e você pode fazer isso aqui: https://business.google.com/create

Também não há como negar que os efeitos são visíveis literalmente dias após a configuração do perfil de sua empresa no Google.

Sua empresa ficará visível quase que imediatamente para os clientes que pesquisarem os produtos ou serviços que você oferece. Veja abaixo um exemplo de uma empresa que foi criada há relativamente pouco tempo, mas que já está incrivelmente visível on-line e gerando chamadas telefônicas, visualizações de página e designações de rotas para a empresa. É importante ressaltar que, além do tempo, isso não custou nada.

marketing digital Gráfico do Google

Depois de adicionar sua pequena empresa ao Google, monitore sua visibilidade nas estatísticas do Google e em uma ferramenta gratuita para verificar a posição de sua empresa no Google. Verifique com precisão a visibilidade de sua empresa para os clientes em vários locais da cidade.

marketing local na Internet com a Localo

Tabela de conteúdo

- Quais são as melhores estratégias de marketing para pequenas empresas?

- Perfil comercial do Google - um canal gratuito e incrivelmente eficaz

- Construir relacionamentos - um canal muito eficaz, mas subestimado

- Crie um site para sua pequena empresa - GRÁTIS

- Divulgue as notícias sobre seus serviços/produtos nas mídias sociais

- Conteúdo de vídeo - você não precisa ser um criador de vídeos profissional para fazer isso

- Desenvolva sua autoridade e o reconhecimento da marca em blogs do setor, fóruns, grupos, publicações em mídias sociais, etc. Não se esqueça das avaliações do Google!

- Mas, no início, não deixe de conhecer seu cliente - crie uma buyer persona.

visibilidade - imagem

Qual é a visibilidade do perfil de sua empresa no Google?

Confira gratuitamente

2. Construir relacionamentos - um canal muito eficaz, mas subestimado


Você não imagina quantas pessoas optam por usar sua empresa que lhes foi recomendada por um colega ou membro da família. A porcentagem de novos clientes provenientes de uma recomendação pode começar com alguns e chegar a uma dúzia, dependendo do setor.

Como isso se parece na prática?

Digamos que você seja um dentista e tenha dois clientes. Um deles é atendido friamente, sem criar nenhum relacionamento. Com o outro, você pelo menos conversou sobre como cuidar dos dentes em casa, produtos de tratamento, clima, trabalho, família, desejou-lhe um bom dia etc.

Agora, ambos se encontram em um círculo particular de amigos.

Quando lhe perguntarem onde ele vai ao dentista, o primeiro informará que vai à sua clínica, mas também o fará com frieza e sem nenhum entusiasmo.

O segundo cliente também está sentado na mesma sala. Sem nem mesmo ser perguntado, ele começa a dizer a todos que tem um dentista excelente que, além de fazer seu trabalho, pode conversar, dar conselhos e é simpático e amigável.

Isso não influenciaria as decisões de seus amigos?

Agora pense em quantas vezes você e seus amigos tiveram uma situação como essa. Lembre-se do entusiasmo que o acompanhava quando falava de uma empresa em que eles construíram um relacionamento positivo com seu proprietário ou funcionário.

Esse canal é fantástico e, o que é mais importante, totalmente gratuito!

3. Crie um site para sua pequena empresa - GRATUITO

Um site é outra parte crucial de uma estratégia de marketing local que todos os proprietários de pequenas empresas devem cuidar.

As pessoas já estão acostumadas com o fato de todas as empresas terem pelo menos um site básico no qual podem saber mais sobre seus produtos ou serviços e visitar a página de contato.

Como sua empresa não é tão grande, você não precisa de um site espetacular. Comece do zero e de graça!

Você não precisa ter conhecimento de programação para criar um site para sua empresa. Aqui estão três soluções.

  1. Você pode criar uma página gratuita e com apenas um clique no perfil da sua empresa no Google, um site de negócios. Você pode encontrar mais informações aqui: https://support.google.com/business/answer/7178589
  2. Você também pode criar essa página usando uma ferramenta como o Canvamas você terá que arcar com os custos de assinatura da ferramenta

3. Você também pode criar um site gratuito, porém mais complexo do que um site comercial, chamado Google Sites. Você pode encontrar mais informações aqui: https://sites.google.com/new


Temos certeza de que, com um tutorial encontrado no YouTube, por exemplo, você mesmo pode criar um site para sua pequena empresa em uma das plataformas acima. Se quiser fazer isso rapidamente, crie aquele que você pode executar no perfil do Google da sua empresa (site on-line de negócios). As outras levarão mais tempo.

Depois de criar um website, lembre-se da otimização para mecanismos de busca - faça uma pesquisa completa de palavras-chave, escreva o texto que contenha frases relevantes para o seu mercado-alvo e configure corretamente os cabeçalhos, os títulos e as meta descrições das subpáginas. Você pode fazer isso sozinho ou contratar uma agência de SEO (Search Engine Optimization) ou um consultor de marketing para fazer isso por você.  

4. Divulgue as notícias sobre seus serviços/produtos nas mídias sociais

Você realizou um serviço? Um novo produto chegou ao seu depósito? Ou talvez você tenha atendido um cliente e ele tenha ficado encantado? É nesse momento que o marketing de mídia social entra em ação.

Não hesite. Pegue seu celular, tire uma foto ou grave um vídeo, crie uma breve descrição e carregue-a em seu canal de mídia social. Inicialmente, você pode começar pelo Facebook e pelo Instagram.

Em suas publicações nas mídias sociais, não se esqueça de marcar o produto, o fabricante, o serviço e as informações detalhadas sobre como o produtor o produziu e por que você decidiu produzi-lo. Aposto que seu público-alvo gosta de ler isso e, a propósito, você está criando confiança em sua empresa e a sensação de que sabe o que está fazendo ou vendendo.

Além disso, quando você marcar o cliente, ele certamente gostará da sua publicação e a compartilhará no mural dele. Assim, você aumenta seu alcance!

Não perca tempo e tente aumentar seu canal de mídia social agora mesmo!

Se você quiser manter um perfil para sua empresa em várias contas de mídia social, uma ferramenta como o Buffer pode facilitar seu trabalho. Com um clique, você pode publicar o mesmo post em várias plataformas.



Em nosso próximo artigo do blog, você encontrará um resumo das melhores ferramentas de marketing on-line para pequenas empresas selecionadas por especialistas. Continue lendo!

5. Conteúdo de vídeo - você não precisa ser um criador de vídeos profissional para fazer isso

Faça vídeos sobre os produtos que você vende ou os serviços que presta. O marketing de vídeo é uma das táticas de marketing on-line mais eficazes para empresas locais.

Mostre às pessoas como colocar o produto em prática. Compare-o com vários outros produtos. Mostre como é um serviço de boa aparência, o problema, quais produtos você recomenda, etc. O único limite é sua imaginação.

IMPORTANTE: não se preocupe com o fato de o vídeo não ter boa qualidade. As pessoas se importam mais com o conhecimento que você compartilha do que com a qualidade do vídeo. Suponha que você fale sobre algo valioso, algo que possa resolver o problema delas e ajudá-las no dia a dia. Nesse caso, elas se tornarão espectadores regulares de seu canal. Eles se tornarão clientes e certamente recomendarão seus serviços ou produtos a outras pessoas com o tempo.

O melhor lugar para publicar é em plataformas como YouTube, Facebook, Instagram e TikTok.

6. Desenvolva sua autoridade e o reconhecimento da marca em blogs, fóruns, grupos e diretórios de empresas locais do setor

Se você vende produtos ou serviços, com certeza conhece e lê fóruns e blogs do setor ou foi adicionado a algum grupo do setor no Facebook. Normalmente, a maioria deles permite que você contribua nos comentários. Os grupos são o lugar perfeito para acrescentar algo de sua parte e compartilhar seu conhecimento e suas ideias sobre um tópico.

Você tem um perfil no Facebook de sua pequena empresa que vende alguns produtos ou serviços. Pode ser uma empresa que fabrica palmilhas para calçados.

No grupo, você percebe que alguém postou que sente dores duradouras nos calcanhares quando corre. Vamos supor que você saiba algo sobre isso e que sua empresa venda palmilhas especiais. Compartilhe seu conhecimento! Diga-nos por que isso pode acontecer, quantas pessoas você já viu com esse problema e se elas tiveram algum sucesso em resolvê-lo? Ou talvez seu produto seja a solução perfeita?  

Não hesite em ajudar!

Você pode aplicar a mesma estratégia de marketing ao setor de serviços. A maçaneta da porta do carro de alguém congelou devido à geada. Mesmo que você esteja apenas fazendo chaves, recomende um produto que alguém possa usar porque você sabe que isso o ajudará a resolver o problema. Ele se lembrará da situação e da sua empresa e, quando precisar de uma chave crucial, não pensará duas vezes e visitará sua empresa.

Simples, não é?

7. Não se esqueça das avaliações do Google!

As avaliações estão entre os elementos mais importantes de uma estratégia de marketing on-line que afetam as decisões de compra de pessoas que não conhecem sua empresa e ainda não tiveram a oportunidade de usar seus serviços ou produtos.

Eles também podem aumentar incrivelmente sua posição nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa.

Obter avaliações do Google da comunidade local

Você provavelmente já verificou as avaliações na Internet mais de uma vez antes de usar um serviço ou comprar um produto.

Se você já sabe que as avaliações são essenciais, provavelmente está se perguntando como obtê-las. Nada poderia ser mais simples! Aqui estão duas etapas simples para obtê-las de forma fácil, rápida e eficaz.

  1. Leia um breve artigo sobre como pedir aos clientes que deixem comentários sobre sua empresa no Google.
  2. Crie um pôster de solicitação de feedback do Google que você imprima e pendure na porta, coloque no balcão, coloque um cartão no cardápio ou adicione ao pedido do cliente. A decisão é sua. Saiba mais sobre o pôster de avaliação do Google.
Pôster de avaliação do Google


8. Mas, para começar, não deixe de conhecer seu cliente - crie uma buyer persona

As informações sobre quem são seus clientes potenciais são essenciais para iniciar qualquer esforço de marketing. Você precisa saber isso para criar sua mensagem de marketing de forma adequada. Você criará um conteúdo totalmente diferente para atrair os jovens e totalmente diferente para aqueles que são mais velhos.

‍Conhecer seus clientes locais e escolher o público-alvo perfeito o ajudará a criar a melhor estratégia de marketing digital, desde o marketing de conteúdo até uma maneira de administrar seus sites de mídia social ou desenvolver uma estratégia eficaz de marketing por e-mail.

Além disso, cada pessoa pode ter necessidades, problemas, interesses etc. diferentes.

Não hesite e comece sua aventura com a criação de personas o mais rápido possível.

Você pode encontrar exemplos de como isso se parece nos gráficos do Google. Clique aqui e digite: Exemplo de persona.

Boa sorte!

Concluindo

Está vendo? O marketing on-line para pequenas empresas pode ser fácil, eficaz, gratuito ou, pelo menos, barato! Afinal de contas, isso é tudo o que você quer quando começa seu negócio e ainda não tem muitos clientes.

Graças aos exemplos acima, você já sabe como expandir sua pequena empresa e quais canais. Agora a decisão cabe a você. Você está pronto para expandir sua pequena empresa? Então você está pronto, comece!

Boa sorte de toda a equipe da Localo! Não se esqueça de se inscrever no boletim informativo para se manter atualizado com as últimas novidades que o ajudarão a fazer sua pequena empresa crescer mais e melhor no Google.

Receba agora uma lista de verificação ampliada em sua caixa de entrada

Deseja saber mais dicas? Obtenha um PDF prático e encontre uma lista de verificação de SEO local com dicas adicionais.
Obrigado! Seu envio foi recebido!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.
* Ao fazer o download da lista de verificação, você se inscreve automaticamente em nosso boletim informativo. Você pode cancelar a assinatura quando quiser, mas garantimos que não vai perdê-la.

❤️ Espalhe a palavra! ❤️

Esta postagem do blog foi útil para você? Não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos e colegas para ajudá-los a aprimorar suas habilidades de marketing também!
facebooktwitterlinkedinn
tiktok v2
youtube
imagem viral
Digite seu e-mail e nós lhe enviaremos uma análise completa de mais de 2 milhões de perfis de empresas no Google dentro de alguns dias.
Nós lhe enviaremos uma análise completa de mais de 2 milhões de perfis de empresas no Google dentro de alguns dias.
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.
* Ao fazer o download da análise, você se inscreve automaticamente em nosso boletim informativo. Você pode cancelar a assinatura quando quiser, mas garantimos que não vai perdê-la.

Comece a receber clientes do Google agora mesmo!

Mais de 9 mil proprietários de empresas como você adicionaram a Localo ao seu kit de ferramentas e promoveram seus negócios locais com facilidade.
Comece agora
ferramenta de gerenciamento de perfil de negócios do google