SEO local para hotéis - obtenha mais clientes

Otimize seu perfil do Google Meu Negócio para seu hotel e obtenha mais reservas de quartos. Saiba como.
Sebastian Żarnowski
Cofundador e CEO
facebooktwitterlinkedinn
tiktok v2
youtube
SEO local para hotéis - obtenha mais clientes

O setor hoteleiro está enfrentando uma situação muito crítica no momento. Isso se deveu à pandemia que varreu quase todo o mundo no ano passado. Agora, as coisas estão lentamente voltando ao normal - um sinal disso é o afrouxamento das restrições. Os proprietários de hotéis podem respirar aliviados, pois foram autorizados a reabrir suas instalações. Você é um deles? Isso é ótimo - leia o artigo e saiba como aumentar a visibilidade on-line de seu hotel e atrair novos clientes! Apresentarei a você a única alternativa eficaz à promoção em portais pagos como booking.com, tripadvisor, trivago etc.

Por onde começar com a otimização de mecanismos de pesquisa locais para a marca de um hotel?

A grande maioria dos usuários da Internet, ao procurar uma estadia confortável no mecanismo de busca do Google, quer primeiro ver fotos, ofertas, quanto custa, instruções e avaliações de pessoas que já visitaram o local. Esse último aspecto é especialmente importante porque, como mostra a pesquisa, quase 2/3 das pessoas tratam as avaliações on-line como uma recomendação de um amigo. Além disso, todos querem ter todas essas informações na ponta dos dedos. Onde elas podem encontrá-las? Eu sei o que vem à sua mente: Booking.com, Trivago, Meteor... Se você administra uma empresa hoteleira, sabe muito bem o quanto tudo isso custa e o quanto as comissões podem ser altas. Mas e se houvesse uma alternativa? Uma solução que lhe trará muitos clientes por uma fração do preço. Dê uma boa olhada nos resultados iniciais da pesquisa, que geralmente incluem o Google Maps.

 resultados de pesquisa local no Google

Visualização de pacotes locais nos resultados de pesquisa

 

É aqui que você deve começar toda a sua aventura com o marketing na Internet e com o SEO local para suas empresas locais. Um perfil comercial do Google devidamente preenchido permitirá que você forneça aos seus clientes informações abrangentes sobre o seu hotel em um só lugar - na ponta dos dedos. O mais importante é que essa é uma ferramenta totalmente gratuita e disponível para todos os empreendedores!

Se você ainda não tem um perfil do Google Maps, visite nosso artigo dedicado que o ajudará a configurar um e volte aqui quando tiver. Se você já tem um perfil comercial no Google, convido-o a ler o restante deste artigo, onde aprenderá como aumentar a visibilidade do seu cartão comercial, quais palavras-chave escolher e como otimizar o perfil do seu hotel.

Tabela de conteúdo

- Por onde começar com a promoção on-line?

- Escolha das melhores palavras-chave

- Otimização técnica de um cartão de visita

- Criação cuidadosa de links

- Avaliações on-line perfeitas

- Fotos profissionais

- Otimização de sites

- Os benefícios da promoção no Google Maps após alguns meses

visibilidade - imagem

Qual é a visibilidade do perfil de sua empresa no Google?

Confira gratuitamente

Como escolher as melhores palavras-chave para o SEO local do hotel?

Depois de ter a listagem da sua empresa nos resultados do mecanismo de busca do Google, você deve otimizá-la adequadamente. Nessa etapa, é necessário escolher corretamente suas palavras-chave. Você precisa identificá-las para que:

  • são pesquisados por seus clientes e podem gerar tráfego orgânico,
  • aparecem nos resultados da pesquisa após a inserção de um pacote local,
  • corresponder à oferta de sua propriedade hoteleira.

Certamente, nesse momento, surgiu a pergunta: como posso saber o que as pessoas estão procurando? Não se preocupe, as ferramentas o ajudarão com a pesquisa de palavras-chave para suas listagens locais! Ao analisar as palavras-chave, você pode usar o Planejador de palavras-chave do Google, o Google Trends e as sugestões de palavras-chave do Localo:

verificação de pesquisas de palavras-chave no Google

Ou o número de pesquisas que aparece no lado direito da caixa de pesquisa no navegador Google Chrome - somente depois de instalar o plug-in Surfer Chrome Extension. 

Verificação de resultados no Google

Extensão para Chrome do Keyword Surfer

 

Importante! Ao escolher as palavras-chave corretas, preste atenção ao geotargeting, ou seja, adicione a cidade onde seu hotel está localizado às palavras-chave, por exemplo, "hotel New York", "hotel barato New York". É assim que a maioria dos usuários da Internet pesquisa.

Otimização técnica da localização de um hotel local

Depois de escolher as melhores palavras-chave, você pode prosseguir com as ações destinadas a aumentar o tráfego. Aqui, da mesma forma que na otimização de SEO do seu site, vale a pena começar verificando todos os aspectos técnicos do seu cartão de visita. Por quê? Porque o funcionamento incorreto de qualquer um de seus elementos pode levar a uma redução nas conversões. Ao otimizar seu cartão de visita, verifique:

  • o nome de sua empresa - se está correto,
  • consistência de suas categorias com as dos concorrentes,
  • exatidão de suas informações de contato,
  • correção das áreas que você configurou,
  • Horário de funcionamento,
  • links para o site,
  • data de abertura,
  • atributos.

Localo - a ferramenta ideal para auditar seu perfil comercial do Google

O SEO local de hotéis no Google Maps não é uma questão simples - e é por isso que estou aqui! Também sei que muitos proprietários de empresas não têm ideia de como otimizar seus perfis. Felizmente, também posso ajudá-lo com isso. Deixe-me apresentá-lo a uma excelente ferramenta que o ajudará a gerar uma auditoria pronta de seus cartões de visita: o Localo. Ele lhe dirá como deve ser o seu título e quais categorias adicionar e quantas avaliações estão faltando de seus concorrentes. Você também receberá informações sobre as palavras que seus clientes devem usar ao deixar uma avaliação após a estadia no hotel, a fim de maximizar sua visibilidade. Siga as diretrizes e os resultados serão incríveis!

Auditoria na Localo

Os benefícios de SEO não param por aí, pois a ferramenta permite que você gere grades de posições para uma determinada palavra-chave. Dessa forma, você não precisa viajar por toda a cidade, verificando as posições em cada canto dela. Agora você só precisa de alguns cliques e terá uma visão em preto e branco de como o seu hotel se compara a outros em um raio de 50 km da sede da sua empresa.

Localo - grade de posição

Também é possível ativar o monitoramento, o que permitirá que você veja, assim que entrar na ferramenta, se suas posições aumentaram, diminuíram ou permaneceram inalteradas. Quanto a mim, já está ótimo!

 

monitoramento da empresa no google

Gráfico de posição do Localo

Estatísticas antes e depois de fazer SEO para hotéis

Recentemente, otimizei as listagens on-line de hotéis usando a Localo nos resultados de pesquisa orgânica. Não foi preciso esperar muito para ver os efeitos, o resultado foi incomparável - aliás, veja você mesmo! Aumento de mais de 10 vezes na visibilidade em uma semana!

aumentar a visibilidade do perfil de sua empresa no Google

Posicionamento do hotel com a Localo

Criação cuidadosa de links (citações locais)

A próxima etapa é adquirir sucessivamente links externos e links de diretórios on-line locais e outros sites para seu hotel. Ao fazer o posicionamento do hotel, você precisa se concentrar principalmente no chamado NAP (nome, endereço, telefone). Esses são os tipos de links provenientes de diretórios de negócios na Web que armazenam as informações de contato das empresas.

Lembre-se de que os links são um dos fatores de classificação mais importantes no Google Maps e que o que conta é a qualidade dos links, não a quantidade. Ao escolher um portal onde você adicionará dados com a localização do hotel, verifique se ele tem muito tráfego e autoridade no Google. Você pode fazer isso manualmente, por exemplo, verificando as posições dos portais para palavras-chave selecionadas. A seguir, apresento vários sites nos quais seu hotel deve ter cartões de visita com NAP

 

Se você também quiser criar um bom link building para o seu site, isso o ajudará não apenas com cartões de visita do NAP, mas também com artigos patrocinados do setor de hospitalidade, publicações on-line em fóruns e comentários ou links em outros sites semelhantes, por exemplo, de seus contratados com os quais você coopera.

Como dica, posso acrescentar que você pode verificar em quais sites seus concorrentes têm entradas e, se achar adequado, adicionar sua empresa lá também.

Avaliações positivas on-line perfeitas de clientes locais com palavras-chave relevantes

O SEO local não pode acontecer sem uma boa estratégia de aquisição de avaliações. Esse é um elemento-chave que não só influencia a posição de seu cartão de visita, mas também ajuda os clientes em potencial a escolherem as empresas mais bem avaliadas, rejeitando aquelas que não têm uma reputação muito favorável.

Como você pode imaginar, você deve administrar sua empresa de modo a ter o maior número possível de referências. Além disso, lembre-se de responder a elas.

Se você quiser saber mais sobre o gerenciamento de referências, leia nosso artigo dedicado às avaliações do Google Maps.

Fotos profissionais de alta qualidade

Você também deve começar a posicionar o site do seu hotel no Google Maps incluindo fotos boas, nítidas e com exposição adequada em seu perfil. Fotografe todos os interiores que você oferece e adicione-os ao seu cartão de visita. Seus clientes poderão julgar a qualidade de sua oferta com base nelas e usá-la.

fotos no perfil da empresa no Google

Painel com imagens no GMB

Otimização de sites

Ao fazer o posicionamento do hotel, você também precisa se concentrar no seu site. Ele deve ser fácil de usar, compatível com dispositivos móveis, rápido e informativo. Somente assim, seus clientes em potencial, que irão do seu cartão de visita ao seu site, escolherão você.

Vale a pena preparar uma estratégia de SEO adequada aqui e realizar atividades de otimização específicas. Se precisar da ajuda de um profissional do setor de SEO, fique à vontade para entrar em contato conosco. Teremos prazer em fazer a auditoria de SEO do site do seu hotel para você.

Velocidade de carregamento da página

Esse é um dos elementos mais importantes de um site, que não só afeta sua funcionalidade, mas também é um fator de classificação. O site do seu hotel deve ser rápido - ninguém gosta de elementos que ficam carregando sem parar. Um usuário que não obtém todos os dados a tempo simplesmente vai embora.

Você pode acelerar o site do seu hotel com esse teste, que mostrará o desempenho atual e dará sugestões sobre o que pode ser melhorado.

 

relatório de insights sobre a velocidade da página

Resultados do teste PageSpeed Insights

Site compatível com dispositivos móveis

No SEO do setor hoteleiro, você também não pode se esquecer de garantir que ele seja exibido corretamente em dispositivos móveis. Por quê? Porque, atualmente, a maioria da sociedade que navega na Internet usa telefones - de acordo com as estatísticas, mais da metade do tráfego da Web vem desse tipo de dispositivo. Além disso, esse é outro fator que afeta as posições nos mecanismos de pesquisa do Google.

O que acontece se você não atender a esse requisito? O usuário simplesmente sairá do seu site e passará para os próximos resultados de pesquisa, ou seja, para os seus concorrentes.

 

análise de sites para dispositivos móveis

teste de acessibilidade móvel

 

Se quiser verificar se seu site está adaptado a dispositivos móveis, use este teste. Em seguida, corrija os elementos que estão carregando incorretamente.

Experiência do usuário (UX) amigável

Esse é outro fator importante que afeta o SEO do site de um hotel. Infelizmente, não é tão fácil eliminá-lo como os anteriores, pois geralmente exige que o site seja analisado de um ângulo técnico. Dependendo do tipo de site de hotel, os elementos que precisam ser aprimorados variam. Abaixo, listarei alguns dos elementos básicos. Verifique se há:

  • o site projetado é adaptado a várias versões de idiomas de pesquisa, especialmente o inglês (vale a pena traduzi-lo para os idiomas dos quais você tem mais clientes)
  • os links internos estão corretos, ou seja, seus usuários podem navegar no site sem problemas
  • o formulário de contato contém todos os campos necessários,
  • o site tem URLs amigáveis,
  • meta tags estão corretas,
  • a autoridade do domínio é apropriada
  • os hóspedes em potencial receberão todas as informações necessárias
  • e o que considero imprescindível para os hotéis - se é possível fazer reservas rapidamente com pagamento on-line.

Conteúdo ideal no site

Depois que a otimização técnica do site do seu hotel estiver concluída, você poderá prosseguir para a próxima etapa, que é otimizar o conteúdo para as palavras-chave escolhidas anteriormente. Aqui, é importante que você não apenas use as frases certas que o ajudarão a aumentar os resultados da pesquisa, mas também combine o conteúdo com as necessidades dos clientes.

Certifique-se de fornecer informações de contato factualmente corretas e descrever a localização da propriedade. Descreva detalhadamente as acomodações, as comodidades e as atrações que aguardam seus hóspedes. Lembre-se de que seus clientes vêm de todas as partes do mundo, portanto, não deixe de incluir todos eles!

Um site e um cartão de visita do Google

Um site de hotel e um cartão de visita do Google são uma dupla perfeita que, juntos, podem conquistar os resultados de pesquisa, tanto locais quanto padrão. Isso ocorre porque eles andam de mãos dadas e toda empresa local deve se concentrar igualmente em ambos. A regra é simples e deve ser lembrada por todos: Um site bem otimizado no qual você conecta seu cartão de visita o puxa para cima junto com você. O inverso é exatamente o mesmo: um cartão de visita bem otimizado influencia positivamente o posicionamento do site. Juntos, eles são imbatíveis!

Os benefícios da promoção no Google Maps após alguns meses

Finalmente, apresento a você outra prova de que o posicionamento de hotéis no Maps realmente faz sentido. Abaixo, coloco as estatísticas que obtive depois de posicionar meu hotel por um tempo. Vale a pena? Veja você mesmo!

aumentar a visibilidade do perfil de sua empresa no Google

resultados de vários meses de posicionamento

 

Relatório de conversão no perfil do Google My Business

estatísticas de conversão em um cartão de visita

Receba agora uma lista de verificação ampliada em sua caixa de entrada

Deseja saber mais dicas? Obtenha um PDF prático e encontre uma lista de verificação de SEO local com dicas adicionais.
Obrigado! Seu envio foi recebido!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.
* Ao fazer o download da lista de verificação, você se inscreve automaticamente em nosso boletim informativo. Você pode cancelar a assinatura quando quiser, mas garantimos que não vai perdê-la.

❤️ Espalhe a palavra! ❤️

Esta postagem do blog foi útil para você? Não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos e colegas para ajudá-los a aprimorar suas habilidades de marketing também!
facebooktwitterlinkedinn
tiktok v2
youtube
imagem viral
Digite seu e-mail e nós lhe enviaremos uma análise completa de mais de 2 milhões de perfis de empresas no Google dentro de alguns dias.
Nós lhe enviaremos uma análise completa de mais de 2 milhões de perfis de empresas no Google dentro de alguns dias.
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.
* Ao fazer o download da análise, você se inscreve automaticamente em nosso boletim informativo. Você pode cancelar a assinatura quando quiser, mas garantimos que não vai perdê-la.

Comece a receber clientes do Google agora mesmo!

Mais de 9 mil proprietários de empresas como você adicionaram a Localo ao seu kit de ferramentas e promoveram seus negócios locais com facilidade.
Comece agora
ferramenta de gerenciamento de perfil de negócios do google