Marketing on-line local para pequenas empresas - O que é e como começar

Aprenda a maneira simples e eficaz de desenvolver um pequeno negócio on-line local. Um guia completo, simples e eficaz. Confira.
Weronika Nużyńska
Estrategista de marketing de conteúdo
facebooktwitterlinkedinn
tiktok v2
youtube
Marketing on-line local para pequenas empresas - O que é e como começar

Como o nome sugere, as estratégias de marketing on-line local ou de marketing para pequenas empresas são realizadas em uma área ou local específico.

Podemos falar de marketing on-line local quando uma empresa tenta alcançar usuários em uma área específica. Principalmente, é a área em torno da localização da empresa e onde ela presta seus serviços ou vende seus produtos.

Com este artigo, você aprenderá como fazer marketing digital local de forma eficiente e eficaz para que sua empresa local aumente a visibilidade on-line e, assim, venda mais os produtos ou serviços que oferece.



Quem deve fazer marketing on-line local e por quê?

Qualquer empresa que queira que seus serviços ou produtos sejam encontrados e comprados por pessoas em sua área local deve optar pelo marketing digital local. Pode ser, por exemplo, uma clínica odontológica, um cabeleireiro, uma assistência rodoviária, uma loja de roupas, uma loja de móveis etc.

Praticamente todos os setores - mas sim, há exceções.

Há muitos motivos pelos quais o marketing on-line local é para você, e um deles é que cada vez mais as consultas de pesquisa do Google são limitadas ao local e têm uma intenção local, por exemplo, dentista em Nova York, dentista perto de mim, loja de móveis perto de mim etc.

marketing on-line local Resultados do Google

Outro motivo é que a estratégia de marketing local é mais barata do que o marketing nacional.

Por fim, acrescentaremos que o marketing em escala nacional é difícil de ser feito sozinho e, no caso de um salão de cabeleireiro, não faz sentido. O marketing local (otimização de mecanismos de pesquisa ou estratégia de SEO local) pode aumentar várias vezes o interesse dos clientes no salão e, além disso, você mesmo pode fazer isso. Você não precisa de uma agência para isso.  

Então, vamos aos detalhes. Então, como você implementa uma estratégia de marketing on-line local para aumentar a visibilidade de sua empresa local e obter resultados tangíveis na forma de mais clientes?

Tabela de conteúdo

- Quem deve fazer marketing on-line local e por quê?

visibilidade - imagem

Qual é a visibilidade do perfil de sua empresa no Google?

Confira gratuitamente


1. Crie um perfil de empresa do Google e comece a gerenciá-lo

alcançar clientes locais com o perfil de negócios do Google

Se estivermos falando de marketing para proprietários de pequenas empresas, essa lista não pode deixar de incluir o melhor, mais poderoso e mais acessível canal para você gerenciar, chamado perfil comercial do Google.

O perfil empresarial do Google é um perfil totalmente gratuito da sua empresa local no Google que é exibido aos usuários nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps. Uma das melhores estratégias de marketing digital com o menor esforço.

Ele pode ser exibido para uma palavra-chave de marca e uma palavra-chave de vendas - o nome da empresa, serviço ou produto que você oferece, por exemplo, dentista de Nova York.

resultados da pesquisa do google para dentista em nova york


As principais vantagens do perfil de negócios do Google para empresas locais

  • Fácil de gerenciar
  • Ele é gratuito
  • O pacote de negócios é exibido com destaque nos resultados da pesquisa local
  • Ele contém muitos dados sobre a empresa, como detalhes de contato, listagem de empresas, produtos, serviços, descrição da empresa, avaliações etc.


Certifique-se de configurar um e, se já tiver um, verifique gratuitamente no Localo a visibilidade da sua empresa local no Google para os clientes que estão pesquisando os produtos ou serviços que ela oferece. Use a ferramenta gratuito verificador de classificação local para fazer isso.


Verificador de classificação local gratuito da Localo

No gerenciamento subsequente da listagem de sua empresa, monitorando sua visibilidade e obtendo feedback, Localo também o ajudará. Ao gerenciar sistematicamente seu perfil, você pode aumentar sua visibilidade semana a semana, o que se traduz em mais clientes. Como no caso dessas duas empresas:

Empresa nº 1

visibilidade da empresa nos mecanismos de busca do Google


Empresa nº 2
visibilidade da empresa local no mecanismo de pesquisa do Google

visibilidade da empresa local nos mecanismos de pesquisa do Google


2. Crie até mesmo um site simples de graça!

Depois do perfil da empresa no Google, um site é outro elemento crucial do SEO local.

Você deve estar pensando - bem, sim, mas eu não sei programar, então como posso criar um site?

Você deve criar um site gratuito, que pode ser iniciado com um único clique no perfil da sua empresa no Google. Você pode encontrar mais informações aqui: https://support.google.com/business/answer/7178589

E então, depois de conseguir promover sua empresa por meio do marketing digital e reservar uma certa quantia de dinheiro, você poderá procurar uma agência que criará o site dos seus sonhos para sua empresa. Lembre-se de que, embora não seja necessário ter um site fantástico logo no início, comece devagar, com pequenos passos. A menos que você tenha orçamento para isso :)

Não se esqueça de otimizar seu website. Nesse caso, é essencial criar conteúdo de alta qualidade para o site, no qual você incluirá informações sobre a área em que está, o nome da cidade etc. Uma ferramenta muito simples e que aprimora muito a criação de conteúdo otimizado para o site é a Surfer SEO. Experimente-a e você não ficará desapontado :)


3. Lembre-se de mencionar os diretórios locais de sua empresa e criar o NAP (Name, Address, Phone)  

O NAP é um dos elementos do marketing digital local que afeta significativamente a posição e a visibilidade do seu site e do perfil da empresa no Google.

Em resumo, consiste em publicar informações sobre sua empresa, principalmente local. Ainda assim, você também pode publicar em fóruns nacionais, temáticos ou do setor, blogs e outros sites semelhantes, juntamente com detalhes como endereço comercial, número de telefone, endereço do site etc. É só isso. Simples, não é?

Esse diretório pode ser um site que contém listagens locais de empresas como dentistas, advogados, ajudantes de estrada, pintores etc. Também pode ser uma página de cidade que lista muitas empresas locais na cidade ou apenas um diretório geral de empresas.

Pense se você conhece esses sites e publique informações sobre sua empresa neles. Isso não fará mal e o ajudará a alcançar novos clientes :)


4. Manter os canais de mídia social

Pode parecer estranho para você, mas acredite que, antes de os clientes em potencial usarem seus serviços, eles primeiro verificarão a opinião deles sobre sua empresa ou seu perfil em sites de mídia social, por exemplo, o Facebook.

Ele quer saber mais sobre a qualidade de seus serviços ou produtos, atendimento e abordagem ao cliente.

Certifique-se de que ele possa encontrar o perfil da sua empresa, por exemplo, no Facebook ou no Instagram, informações estimulantes e valiosas sobre como, por exemplo, você realiza serviços específicos.

Além do fato de que ele aprenderá algo sobre sua empresa, ele também ganhará mais confiança nela e, depois de navegar pelo quadro, poderá entender melhor o que pode esperar de sua empresa.

Não perca tempo e crie um perfil nas mídias sociais agora mesmo!


5. Obtenha avaliações on-line do Google de seus clientes

As avaliações são essenciais para sua empresa, especialmente na comunidade local. Os clientes locais geralmente procuram avaliações para saber se você tem os serviços ou produtos certos, a qualidade deles etc.

As avaliações também afetam a visibilidade de sua empresa na pesquisa local, como o Google, até certo ponto.

Se os usuários virem boas avaliações sobre sua empresa, isso é uma boa notícia para você e para eles.

No entanto, lembre-se de que as avaliações negativas também afetam as decisões de compra. Os usuários ainda podem se afastar de sua empresa quando perceberem que a qualidade do serviço, dos produtos ou a atitude do cliente não está no nível esperado.

Seria melhor sempre obter avaliações de mais clientes para aprimorar seus negócios on-line.

A aquisição de avaliações pode ser adicionada aos seus planos de marketing digital local. Cartaz de avaliação do Google o ajudará nesse sentido.


6. Publicidade paga local (publicidade on-line)

A publicidade paga é uma técnica de marketing digital usada pelo Google ou pelo Facebook para vender anúncios no mecanismo de pesquisa do Google e no Facebook, também conhecida como marketing de mecanismo de pesquisa, anúncios PPC (pay-per-click) e anúncios gráficos.

Dependendo do anúncio, você paga por visualizações, cliques ou conversões em uma página de publicidade paga. No Google, os anúncios são exibidos acima dos resultados de pesquisa, no Facebook, entre as publicações, no messenger etc. A publicidade no Google ou no Facebook pode ser benéfica para o marketing digital local porque permite definir com muita precisão o público-alvo e, além disso, exibir anúncios em uma área específica, o que aumenta ainda mais o poder desses canais.

Se estiver pensando em investir nesse canal para desenvolver seu marketing digital local, não ficará desapontado :)

No entanto, é importante observar que a veiculação de anúncios não é uma tarefa simples, e muitas coisas podem dar errado, o que pode fazer com que você gaste seu orçamento de anúncios sem nenhum benefício.

Assista a vários tutoriais com antecedência ou terceirize-os para uma agência.


Por que um plano de marketing on-line local é importante para sua estratégia de marketing?

A campanha de marketing on-line local é importante para empresas que dependem de clientes em potencial que visitam um local físico para obter produtos ou serviços, como lojas, dentistas, fisioterapeutas, restaurantes ou concessionárias de automóveis. Os consumidores dependem cada vez mais de referências e da Internet para encontrar outras empresas locais. Felizmente, você pode usar os canais acima para ajudá-lo a alcançar os usuários que procuram seus produtos ou serviços.

Em nosso próximo artigo do blog, você encontrará um resumo das melhores ferramentas de marketing on-line para pequenas empresas selecionadas por especialistas.

Em resumo

O marketing on-line local não é muito diferente do marketing digital típico. É apenas um pouco diferente, concentrando sua atenção no tráfego local, nos clientes locais e nas conexões locais. Recomendamos sempre ter um compromisso e um desejo exemplares de criar um bom marketing local. Use os canais acima e você não ficará desapontado, e o esforço e o tempo serão recompensados na forma de mais visibilidade para sua empresa on-line, mais clientes locais e melhores lucros de vendas. Boa sorte!

Receba agora uma lista de verificação ampliada em sua caixa de entrada

Deseja saber mais dicas? Obtenha um PDF prático e encontre uma lista de verificação de SEO local com dicas adicionais.
Obrigado! Seu envio foi recebido!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.
* Ao fazer o download da lista de verificação, você se inscreve automaticamente em nosso boletim informativo. Você pode cancelar a assinatura quando quiser, mas garantimos que não vai perdê-la.

❤️ Espalhe a palavra! ❤️

Esta postagem do blog foi útil para você? Não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos e colegas para ajudá-los a aprimorar suas habilidades de marketing também!
facebooktwitterlinkedinn
tiktok v2
youtube
imagem viral
Digite seu e-mail e nós lhe enviaremos uma análise completa de mais de 2 milhões de perfis de empresas no Google dentro de alguns dias.
Nós lhe enviaremos uma análise completa de mais de 2 milhões de perfis de empresas no Google dentro de alguns dias.
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.
* Ao fazer o download da análise, você se inscreve automaticamente em nosso boletim informativo. Você pode cancelar a assinatura quando quiser, mas garantimos que não vai perdê-la.

Comece a receber clientes do Google agora mesmo!

Mais de 9 mil proprietários de empresas como você adicionaram a Localo ao seu kit de ferramentas e promoveram seus negócios locais com facilidade.
Comece agora
ferramenta de gerenciamento de perfil de negócios do google