Ferramentas de marketing para pequenas empresas | Localo

Combinamos várias ferramentas de marketing digital para pequenas empresas para ajudá-las a atingir seu público-alvo. Confira nossa lista de aplicativos bastante acessíveis.
Sebastian Żarnowski
Cofundador e CEO
facebooktwitterlinkedinn
tiktok v2
youtube
Ferramentas de marketing para pequenas empresas | Localo

O marketing digital oferece uma oportunidade única ao fornecer ferramentas de negócios para que as pequenas empresas obtenham maior penetração no mercado. Se você já criou sua empresa e tem produtos ou serviços que gostaria de começar a vender, ou se já está no mercado há algum tempo e deseja aumentar a receita, certamente poderá fazer isso com a ajuda da Internet.

O marketing digital pode proporcionar um excelente retorno sobre o investimento. Isso significa que, quando você investe em marketing on-line, pode esperar resultados financeiros extraordinários.

Para ampliar ainda mais o poder do marketing digital, existem ferramentas especiais de marketing on-line para pequenas empresas que o ajudam a implementar sua estratégia de marketing de forma mais rápida, fácil e muito melhor do que manualmente. Escolha uma ferramenta de marketing digital que seja adequada para você.


Aqui está uma lista completa de ferramentas de marketing on-line para pequenas empresas 👇

1. Perfil de negócios on-line gratuito - Perfil de negócios do Google

O perfil empresarial do Google é uma das principais ferramentas de marketing digital para uma pequena empresa. Em primeiro lugar, ele é gratuito. Você mesmo pode gerenciá-lo. Ele gera conversões para a sua empresa, como acesso ao seu site, encaminhamento para a sua empresa, ligações para a sua empresa ou cartas para a sua empresa por meio de uma opção dedicada.

perfil de negócios do Google

2. Posicionamento e monitoramento do perfil do Google Business

Ferramenta de marketing da Localo

Se você já tem um perfil de empresa ou planeja criar um, não pode se esquecer de promovê-lo. Nesse caso, você pode obter ajuda com a auditoria de perfil comercial do Google da Localo (uma das melhores ferramentas de marketing digital). Essa ferramenta o ajudará a saber o que e como melhorar o perfil da sua empresa para que ela fique consistentemente em destaque nos resultados de pesquisa local, o que se traduz em mais clientes e, portanto, mais vendas de produtos ou serviços.


diretrizes de otimização para seu perfil comercial do google

Fique alerta e reaja imediatamente às mudanças. Com o rastreador de classificação local da Localo, você estará sempre atento, ou mais precisamente, de olho na visibilidade da sua empresa no Google e na comparação com a concorrência. Zero trabalho manual. O Localo verifica a posição da sua empresa periodicamente, registra-a e, além disso, informa qual é a posição da sua empresa em um determinado dia ou semana. Ele está no topo da lista de ferramentas para pequenas empresas e ferramentas de SEO.

uma ferramenta para verificar a posição e a visibilidade do perfil de sua empresa no Google


Obter avaliações de sua empresa é extremamente importante. Primeiro, isso aumenta a autoridade da empresa na Internet e confirma a qualidade para os clientes em potencial que desejam aproveitar sua oferta. Além disso, as avaliações são um fator de classificação para o perfil de uma empresa no Google.

Em resumo, isso significa que, quanto mais avaliações você tiver, mais visível será no Google, portanto, mais clientes as verão e mais pessoas conhecerão sua empresa, o que se traduz diretamente em vendas dos produtos ou serviços que sua empresa oferece.

Se a solicitação de avaliações cria uma imagem de trabalho árduo e longo em sua cabeça, não se preocupe, pois temos uma excelente solução para você.

O pôster pôster de avaliação do Google da Localo é uma solução que gerencia as avaliações de sua empresa. Em 30 segundos, você preparará um pôster que poderá, por exemplo, colar na parede, na porta, colocar no balcão, dar aos clientes para que façam pedidos ou adicionar ao menu do restaurante - use-o como quiser. Isso é tudo, de agora em diante, você receberá avaliações com muito mais facilidade :)


Tabela de conteúdo

- 1. perfil de negócios on-line gratuito - perfil de negócios do Google

- 2. posicionamento e monitoramento do perfil do Google Business

- 3. criação de um site

- 4. posicionamento do site

- 5. Monitoramento do site

- 6. Criar gráficos de alta qualidade

- 7. Ferramentas de otimização de imagens

- 8. Verificador gramatical e ortográfico

- 9. Criação rápida de conteúdo

- 10. Gerenciar vários perfis da empresa nas mídias sociais

- 11. Marketing por e-mail em massa (boletim informativo, promoção, etc.)

- 12. Monitore sua marca e acompanhe os tópicos essenciais que estão surgindo on-line

- 13. Caixa de correio da empresa

- 14. Gerenciamento de clientes e pedidos - CRM

- 15. Crie conteúdo de vídeo com mais rapidez e facilidade do que nunca

visibilidade - imagem

Qual é a visibilidade do perfil de sua empresa no Google?

Confira gratuitamente

Cartaz de avaliação do Google para uma pequena empresa

3. Criação de um site

Toda empresa, até mesmo uma pequena empresa, precisa de um website, e não faz sentido discutir sobre isso. Hoje em dia, praticamente todos os usuários verificam o perfil de negócios e o site do Google de uma empresa e suas ofertas antes de tirar proveito deles.

Sabemos que, assim como você, você não tem habilidades de programação e, portanto, não pode criar um site para a sua empresa em código HTML por conta própria.

Construtores de sites prontos e fáceis de usar virão em seu auxílio. São eles:

Perfil de negócios do Google - site de negócios

No seu perfil empresarial do Google, você pode criar um site simples para sua empresa no Google com um clique. E de graça. Mais informações: https://support.google.com/business/answer/7178589

site para pequenas empresas - perfil de negócios do google


Google Sites

Google Sites: É outro construtor de sites gratuito do Google. Em comparação com os anteriores, ele nos permite criar um site mais elaborado, mais bonito etc. Ainda assim, de graça.

sites do Google

Canva

Canva: Com essa ferramenta, você pode criar rapidamente um modelo de site simples e fácil de usar. Além disso, você pode usar vários modelos. Infelizmente, o Canva não é mais gratuito em comparação com os exemplos acima.

modelos de sites do canva

Webflow

Webflow: Esse é outro construtor de sites que permite que você crie um site de A a Z. Você pode comprar um modelo pronto, alterar o conteúdo e, se quiser, os gráficos e as cores, e publicar a página. O Webflow não é gratuito, assim como o Canva.

webflow - construtor de sites

Wix

Wix: Um construtor de sites muito simples que também está pronto para SEO, mas... Muitos desenvolvedores reclamaram do Wix há algum tempo, dizendo que ele era muito limitado e que era difícil fazer alterações significativas no código de um site. Talvez isso tenha mudado. Você precisa dar uma olhada :)


wix - construtor de sites para uma pequena empresa


4. Posicionamento do site

Se você criar um site, vai querer ou apenas precisar posicioná-lo com a ajuda de uma das melhores e mais populares ferramentas de marketing para pequenas empresas do mercado, que também é muito fácil de usar - o Surfer SEO.

SEO para surfistas

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) facilitada. Tudo o que você precisa fazer é inserir a palavra-chave principal para a qual deseja posicionar o site ou o domínio inteiro. Você também pode "soltar" seu domínio no Surfer SEO.

Posteriormente, com base nos dados recebidos, a Surfer desenvolverá basicamente uma estratégia completa de marketing de conteúdo com diretrizes prontas para você, com base nas quais você criará conteúdo de alta qualidade para o seu site e, assim, aumentará a visibilidade dele no Google. Isso significa que você não precisará mais fazer pesquisas tediosas de palavras-chave. Você também pode usar alguns tutoriais antes de começar.


Planejador de conteúdo - surfer seo
Planejador de conteúdo - surfer seo


5. Monitoramento do site

Seu website, assim como o perfil da sua empresa no Google, deve ser monitorado. Você precisa ficar de olho no que está acontecendo nele, como ele está visível nos mecanismos de pesquisa, para quais palavras-chave e como os clientes o encontram. E, o mais importante, é preciso saber se a sua estratégia de marketing está valendo a pena.

Muitas ferramentas de marketing diferentes podem ajudar você. Listaremos as que achamos que funcionam melhor e são fáceis de usar.

Console de pesquisa do Google

Console de pesquisa do Google: Essa é uma das ferramentas gratuitas do Google que permitirá que você monitore todo o seu domínio gratuitamente! Você descobrirá quais palavras-chave seus usuários digitam para encontrar seu site, quantas pessoas clicam nas palavras-chave, etc. A configuração não deve ser complicada para você.

insights do console de pesquisa do Google para uma pequena empresa

consultas ao console de pesquisa do Google

Google Analytics

Google Analytics: Essa é outra das ferramentas de marketing gratuitas que o Google fornece para monitorar seu website. O Google Analytics é uma ferramenta de marketing que nos permite ter uma análise mais aprofundada do tráfego do site, como a idade dos usuários, o país, o idioma, seus interesses, os canais pelos quais eles chegam ao site etc.

Google Analytics

Observador de SERP do Mangools

Observador SERP do Mangools: Essa é outra ferramenta de marketing que você pode usar para monitorar o site da sua empresa. Você pode usá-la para selecionar as palavras-chave que deseja que o software monitore constantemente e verifique a posição do seu site para essas palavras-chave específicas. Além disso, ele mostra o volume de tráfego de uma determinada palavra-chave e a frequência com que essa palavra-chave é digitada na pesquisa do Google pelos usuários.

Mangools - SERPWatcher


6. Criar gráficos de alta qualidade

Sem dúvida, você já precisou criar alguns gráficos mais de uma vez, e certamente continuará precisando. Seja para um site, um perfil de mídia social ou um perfil da empresa no Google, podemos publicar gráficos. Por que você não aproveitaria essa oportunidade? Ps. não é necessário ser um designer gráfico para criar gráficos básicos por conta própria. Tudo o que você precisa é de uma ferramenta boa e simples, só isso.

Canva

Canva: Uma ferramenta adaptada às suas necessidades. É fácil, intuitiva, poderosa e barata (ou até mesmo gratuita). Você pode usá-la para criar gráficos de alta qualidade, que podem ser baixados em um formato conveniente para você e publicados onde quiser :)

Canva para pequenas empresas


7. Ferramentas de otimização de imagens

A foto que você desenvolveu nem sempre estará pronta para ser publicada em seu site. Ou talvez você já tenha algumas fotos publicadas em seu site que pesam muito e, portanto, tornam seu site mais lento e seu tempo de carregamento, afetando seu posicionamento? Não se preocupe, é claro. Existem ferramentas especiais para isso.

TinyPNG

TinyPNG: É uma ferramenta muito popular para otimizar o peso dos gráficos. Ela pode reduzir o peso dos gráficos várias vezes, o que, depois de adicionar esses gráficos otimizados ao site, fará com que ele carregue muito mais rápido para os usuários. Um tempo de carregamento mais curto afetará positivamente a experiência do usuário e a taxa de rejeição e se traduzirá em melhor visibilidade do site no Google.

PNG minúsculo

TinyJPG

TinyJPG: É o mesmo que o anterior, exceto para gráficos JPG em vez de formatos PNG.

JPG minúsculo


8. Verificador gramatical e ortográfico

Está se perguntando se está cometendo erros ao escrever conteúdo para o seu site, para o perfil da sua empresa no Google ou para as mídias sociais? Não se preocupe. Basta encontrar uma ferramenta boa e eficaz que possa ser adicionada como plug-in ao seu navegador e que monitore constantemente se você está cometendo erros gramaticais e de estilo ao criar conteúdo.

Gramática

Gramática: Se você quiser escrever em inglês, uma ótima ferramenta, solução e facilitador para seu trabalho será o Grammarly. Ele o ajudará a garantir que tudo em seu conteúdo publicado corresponda gramaticalmente, estilisticamente, etc. Tenho certeza de que há outros substitutos para essa ferramenta em outros países e idiomas. Basta pesquisar no Google :)

Gramática


9. Criação rápida de conteúdo

Está com dificuldades para encontrar uma ideia para um artigo? Não sabe como fazer isso? Não sabe o que escrever? Deseja criar uma estratégia de conteúdo em um piscar de olhos? Temos a solução perfeita que resolve todos os seus problemas e responde às perguntas acima.

Copiar tubarão

Copy SharkÉ uma ferramenta com a qual você pode criar conteúdo em um piscar de olhos e realmente do nada. Tudo o que você precisa fazer é escolher no menu para qual canal deseja escrever o conteúdo e para qual tópico, e pronto, agora tudo o que você precisa fazer é clicar no botão: Criar conteúdo. Pronto. Você acabou de criar uma publicação no Facebook em 5 segundos. Funciona em mais de 100 idiomas.

Copiar tubarão


10. Gerenciar vários perfis da empresa. Ferramentas de mídia social para o proprietário de uma pequena empresa.

Você tem vários perfis nas mídias sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, e está cansado de ter que publicar a mesma postagem separadamente em cada plataforma? Temos uma ótima solução para a complexidade do marketing de mídia social que permite agendar publicações: o Buffer.

Buffer

Buffer: Essa ferramenta permite que você publique as mesmas publicações de mídia social em várias plataformas de mídia social diferentes com um clique. Incrível, não é? Se você não quer perder tempo publicando posts de mídia social em seus perfis e tem vários deles, considere experimentar essa ferramenta. Uma das ferramentas de marketing de mídia social mais populares.

Buffer


11. Marketing por e-mail em massa (boletim informativo, promoção, etc.)

Deseja enviar boletins informativos, promoções e outros conteúdos de marketing para seus usuários ou clientes? Ótimo! Esse é um dos canais de marketing mais baratos que você pode gerenciar de forma rápida e fácil. Infelizmente, o único problema que você enfrentará é a aquisição de e-mails de seus clientes. É bom que você tenha no mínimo cem deles. Depois de obtê-los, use ferramentas de marketing por e-mail para mantê-los envolvidos e informados sobre o que sua empresa está fazendo.

Mailchimp

Mailchimp: Essa é uma ferramenta com a qual você pode enviar fácil e rapidamente o mesmo e-mail para centenas e milhares de endereços de e-mail de seus clientes. Essa ferramenta tem muitos recursos que permitem monitorar todas as suas campanhas de marketing por e-mail e medir sua eficácia.

Mailchimp


12. Monitore sua marca e acompanhe os tópicos essenciais que estão surgindo on-line

Você já se perguntou se existe uma ferramenta que prepara para você um relatório pronto de artigos, postagens e vídeos todas as manhãs? Incluindo informações sobre sua empresa ou a de seus concorrentes que apareceram em algum lugar, contendo frases como classificação de dentistas?

Sim, existem essas ferramentas de marketing para pequenas empresas. Temos de admitir que elas são incrivelmente úteis, especialmente se você quiser contribuir o mais rápido possível com postagens e artigos temáticos na Internet.

Awario

Awario: É uma ferramenta perfeita e eficaz com a qual você pode monitorar praticamente toda a Internet. Basta digitar o endereço de seu site, sua marca, a marca dos concorrentes ou algumas palavras-chave e pronto. Todos os dias, a ferramenta criará uma lista de publicações e entradas de blog, mostrando cada publicação de blog que mencione sua marca, etc.

Essas palavras, sua empresa ou a empresa de seus concorrentes apareceram para que você esteja atualizado. Você terá a possibilidade de reagir rapidamente e consultar o material fornecido nos comentários.

awario

13. Caixa de correio da empresa

Toda empresa deve ter uma caixa de correio da empresa, que não esteja sujeita a nenhuma discussão. Dessa forma, suas mensagens serão mais bem tratadas por aqueles que as lerem e terão mais autoridade. Um endereço de e-mail completamente diferente e de melhor aparência é support@localo.com do que support@gmail.com. Então, como criar esse endereço de e-mail para sua empresa?

Espaço de trabalho do Google

Espaço de trabalho do Google: Essa é uma das melhores opções para empresas. Cada vez mais empresas o utilizam. No Google Workspace, você pode gerenciar a caixa de correio da empresa, as caixas de correio dos funcionários, o domínio, comprar o domínio da empresa e muitas outras coisas a um preço muito acessível.

espaço de trabalho do google


14. Gerenciamento de clientes e pedidos - ferramentas de CRM

As ferramentas de CRM(Customer Relationship Management) foram criadas para automatizar os processos de vendas nas empresas e são conhecidas mundialmente por sua capacidade de agilizar todo o processo de vendas, reduzir seu tempo ao mínimo e executar muitas ações de forma automática ou semiautomática.

Por exemplo, uma ferramenta de CRM pode enviar uma mensagem informando que você está prestes a responder a um usuário que preencheu um formulário de inscrição no seu site. Além disso, ela pode fazer isso em qualquer outro estágio. Elas também permitem que você segregue os clientes, crie ações separadas para eles, etc. Quase todas as empresas devem ter um CRM.

Pipedrive

Pipedrive: É uma ferramenta feita sob medida para qualquer empresa em crescimento que esteja procurando uma ferramenta de CRM simples e eficaz. Ela tem muitos recursos para ajudá-lo a expandir seus negócios e gerenciar clientes, vendas, etc. Depois de clicar em See all plan features (Ver todos os recursos do plano), você poderá encontrar a (longa) lista completa de recursos na subpágina de preços.


pipedrive

Engagebay

Engagebay - é uma solução integrada de marketing, vendas, suporte e CRM projetada para ajudar pequenas e médias empresas a adquirir, envolver e converter visitantes do site em clientes. A plataforma baseada na nuvem permite que as empresas usem ferramentas de marketing para criar relacionamentos com os clientes e mantê-los por toda a vida.

engagebay

15. Crie conteúdo de vídeo com mais rapidez e facilidade do que nunca

Tenho certeza de que já houve muitas vezes em que você quis criar um vídeo para si mesmo, para sua empresa ou para um amigo, mas não sabia como fazer isso ou por onde começar. Posso dizer com segurança que, a partir de agora, você pode esquecer esse problema. Nós viemos para ajudar você e sua equipe de marketing!

Promoção

Promoção: esta é uma ferramenta para criar um novo vídeo para sua empresa de forma rápida e fácil. Você pode criar vídeos para anúncios, produtos, explicações sobre a execução de um serviço ou postagens no Facebook enquanto se diverte e não acredita na facilidade do processo. É possível usar bibliotecas de vídeos gratuitas, o que significa que você não precisa ter seu próprio conteúdo. Você fará tudo do zero no Promo.

Como posso saber de quais ferramentas de marketing para pequenas empresas eu preciso?

Você achou alguma delas indispensável quando estava navegando pela lista de ferramentas acima? Ou talvez uma que lhe permita desenvolver seu negócio, sua oferta, ou uma que possa ajudá-lo em seu trabalho e em suas tarefas diárias, tornando-as muito mais fáceis e eficientes? Em caso afirmativo, não hesite e experimente-as o mais rápido possível.

Muitas delas oferecem uma versão gratuita, como períodos de teste ou uma garantia de reembolso de 30 dias, inclusive a Localo. Portanto, não hesite e teste essas ferramentas de marketing, escolha as que mais lhe agradam e desenvolva sua pequena empresa com mais facilidade, rapidez e qualidade com elas.

Amplie seus negócios com ferramentas de marketing digital

As ferramentas corretas de marketing digital permitirão que você execute com eficiência sua estratégia de marketing digital, ajudará seus esforços de marketing, gerenciará melhor seus negócios e abrirá novas oportunidades para o crescimento de sua pequena empresa.

Não hesite em investir em seu negócio quando o retorno sobre o investimento pode ser várias vezes maior nos anos seguintes. Boa sorte!

Há alguma ferramenta que esquecemos de adicionar e que deveria estar nesta lista?

Não deixe de nos informar: support@localo.com

Receba agora uma lista de verificação ampliada em sua caixa de entrada

Deseja saber mais dicas? Obtenha um PDF prático e encontre uma lista de verificação de SEO local com dicas adicionais.
Obrigado! Seu envio foi recebido!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.
* Ao fazer o download da lista de verificação, você se inscreve automaticamente em nosso boletim informativo. Você pode cancelar a assinatura quando quiser, mas garantimos que não vai perdê-la.

❤️ Espalhe a palavra! ❤️

Esta postagem do blog foi útil para você? Não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos e colegas para ajudá-los a aprimorar suas habilidades de marketing também!
facebooktwitterlinkedinn
tiktok v2
youtube
imagem viral
Digite seu e-mail e nós lhe enviaremos uma análise completa de mais de 2 milhões de perfis de empresas no Google dentro de alguns dias.
Nós lhe enviaremos uma análise completa de mais de 2 milhões de perfis de empresas no Google dentro de alguns dias.
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.
* Ao fazer o download da análise, você se inscreve automaticamente em nosso boletim informativo. Você pode cancelar a assinatura quando quiser, mas garantimos que não vai perdê-la.

Comece a receber clientes do Google agora mesmo!

Mais de 9 mil proprietários de empresas como você adicionaram a Localo ao seu kit de ferramentas e promoveram seus negócios locais com facilidade.
Comece agora
ferramenta de gerenciamento de perfil de negócios do google