Campanha de anúncios locais do Google - um guia completo

Veja o que são as campanhas de anúncios locais do Google, como elas são exibidas no Google Maps e o que fazer para configurá-las corretamente.
Piotr Rysz
Cofundador
Líder de equipe digital na KS Agency
facebooktwitterlinkedinn
tiktok v2
youtube
 Campanha de anúncios locais do Google - um guia completo

Os anúncios locais do Google são usados principalmente para aumentar o número de clientes e visitas a uma propriedade. No entanto, eles precisam de um alcance global, o que significa que só são exibidos para pessoas próximas à sede da empresa ou em uma área escolhida pelo proprietário da empresa.

É também uma das formas de publicidade mais recomendadas para pequenas empresas.

Um exemplo de empresa para a qual vale a pena usá-la é, por exemplo, um restaurante na periferia da cidade, que precisa de ajuda para se exibir no centro. Graças à publicidade, ele tem essa oportunidade e pode atrair rapidamente clientes em potencial.

Em que consistem as campanhas locais

A publicidade local paga por clique, ou publicidade local PPC, usa espaço na pesquisa do Google e na rede de anúncios do Google para direcionar seus anúncios de serviços locais a um público-alvo em um local específico (área de serviço), geralmente próximo à sua empresa.

Isso é especialmente bom para empresas que desejam direcionar seus anúncios de serviços locais somente para novos clientes dentro de suas áreas de serviço.

Tabela de conteúdo

- Em que consistem as campanhas locais

- Eficácia da campanha local do Google Ads

- Exemplos de um anúncio de campanha local

- Como configurar uma campanha local do Google Maps

- Campanha local do Google Ads - gerenciamento

visibilidade - imagem

Qual é a visibilidade do perfil de sua empresa no Google?

Confira gratuitamente

Eficácia da campanha local do Google Ads

Os anúncios PPC locais são mais eficazes do que outros esforços de marketing. Você deve aproveitar esse tipo de publicidade por vários motivos.

Uma delas é que muitas palavras-chave locais incluem uma chamada para ação (CTA) em sua estrutura, de modo que o destinatário geralmente interage com o anúncio imediatamente.

Por exemplo, se alguém digitar: "restaurante de culinária italiana" ou "eletricista + cidade", ela certamente está interessada em seus serviços. Assim, ao ver a sua localização, ele usará imediatamente as direções, a opção de fazer uma ligação telefônica ou acessar o seu site, se você o tiver listado no seu perfil do Google Maps.

As campanhas locais de PPC têm como objetivo atrair clientes em uma localização geográfica específica. Portanto, a concorrência para as palavras-chave escolhidas nas campanhas locais pode ser muito menor. Isso fará com que sua empresa tenha custos significativamente menores para gastar com esse tipo de campanha no Google Ads.

Exemplos de um anúncio de campanha local

Os anúncios de pesquisa local são exibidos, na maioria das vezes, acima dos resultados de pesquisa local. Como resultado, eles elevam a posição do seu cartão de visita acima de todos os concorrentes que estavam anteriormente em uma classificação superior à sua.

O problema pode ocorrer quando um concorrente também usa essa forma de publicidade da empresa. Então, a hierarquia de posições é determinada por vários fatores na própria campanha local, como:

  • orçamento da campanha
  • a taxa por clique
  • seleção de palavras-chave
  • a programação para exibição de anúncios durante um horário comercial específico

Como configurar uma campanha local do Google Maps

O pré-requisito para usar essa forma de publicidade é ter um serviço do Google My Business e atender aos requisitos de conversão de visitar uma loja fixa.

Uma conta que atenda a esses requisitos pode ativar essa forma de publicidade no painel de perfil do My Business. A duração mínima recomendada da campanha deve ser de 30 dias. Esse é o tempo que lhe permite estimar corretamente a eficácia dessa solução.

Por exemplo, se sua empresa tiver mais locais, você tem uma rede de restaurantes. Você pode direcionar essa campanha para todos os locais de sua empresa de uma só vez.

A segunda forma de implementar uma campanha local é usar o painel do Google Ads (aplicativo de anúncios de serviços locais do Google), onde você deve conectar sua conta do Google e criar um link para o local da sua empresa.

Neste artigo, descreverei as instruções para usar esse método específico.

Etapa 1: Faça login em sua conta do Google Ads.

Etapa 2: Selecione uma campanha no menu à esquerda.

Conta do Google Ads - painel de controle


Etapa 3: Clique no ícone "+" para criar uma nova campanha local do Google Ads.

Konto Reklamowe - sieć reklamowa


Etapa 4: Na janela "New Campaign" (Nova campanha), selecione o alvo da campanha: Visitas a lojas de papelaria locais e promoções (uma opção disponível somente se você tiver configurado uma conta do Google Business Profile).

Reklama lokalna - typ kampanii (wybór)


Etapa 5: Este é o momento de especificar a meta da sua campanha local do Google Ads, dependendo do que você deseja obter - Configure "contato" como a meta da campanha se você se importa com chamadas telefônicas. Se estiver interessado em visitas de usuários, escolha o roteamento para o local da sua empresa.

Etapa 6: Nesta etapa, indique onde a publicidade local funcionará. Os anúncios de serviços locais do Google serão direcionados a um raio específico dentro do local de sua empresa.


Etapa 7: É hora de preparar o conteúdo do anúncio. É uma boa ideia usar o número máximo de títulos nele com base em palavras-chave que correspondam ao serviço local fornecido por sua empresa. 

Se você tiver seu website, aprimore o anúncio com um URL. Se você precisar de um site, a criação de um Site comercial dedicado no Perfil comercial do Google é uma boa prática. 


Etapa 8: Depois de criar o conteúdo, você deve escolher um modelo para determinar as taxas de cliques e o orçamento diário máximo que pode alocar para exibir o anúncio.


Etapa 9: Esta é uma etapa opcional para editar configurações adicionais da campanha.

É uma boa ideia aprimorar cada anúncio com extensões ativas adicionais, como um número de telefone, ofertas de serviços vendidos ou explicações. Essas extensões já podem influenciar positivamente a decisão do usuário ao exibir o anúncio. 

Campanha local do Google Ads - gerenciamento

Como em qualquer outra campanha do Google, você precisará dedicar a maior parte do seu tempo à seleção da estratégia certa e à otimização do conteúdo do anúncio para que o caminho de exibição do anúncio aos usuários seja o mais curto e eficaz possível.

A estratégia "Maximizar valor de conversão" é definida por padrão. Com base nela, a campanha se esforçará automaticamente para atingir o maior número de conversões definido por você com antecedência, por exemplo, "Driving directions to your company".

Ações que resultam em uma conversão

Ao definir conversões no sistema do Google Ads, além de apenas selecionar a ação-alvo na qual basearemos nossa estratégia de otimização de taxa, vale a pena indicar o valor de nossa conversão.

Se a nossa empresa fornece serviços de transporte por telefone, será mais vantajoso para nós fazer uma chamada telefônica do que definir uma rota para a sede da empresa. O valor padrão é 1 (moeda), mas você pode alterá-lo em Settings -> Conversions (Configurações -> Conversões).

Grupos de anúncios personalizados

Cada campanha local nos serviços do Google pode definir diferentes grupos de anúncios. Isso é especialmente útil se você quiser exibir seus anúncios de serviço em uma programação específica.

Digamos que você administre uma empresa que presta serviços de contabilidade e queira que o primeiro anúncio seja exibido para o usuário com um texto pedindo que ele visite seu local ou faça uma ligação telefônica. Para isso, você pode criar o primeiro grupo.

No segundo, por outro lado, você pode incluir texto incentivando os usuários a deixar uma mensagem enviando um formulário de contato.

Excluir serviços ou produtos que não vendem

Outro elemento essencial já na operação de uma campanha local é excluir serviços ou produtos que seus clientes têm menos probabilidade de usar. Essa ação reduzirá o custo desnecessário em que você incorreria em uma campanha desse tipo e, ao mesmo tempo, o alocará para produtos que vendem. Se você perceber que alguns serviços ou produtos têm taxas de conversão maiores do que outros, faça login na sua conta de anúncios de serviços locais e realoque o orçamento da campanha.

Selo de garantia do Google

O selo de garantia do Google é um programa oferecido pelo Google que proporciona maior credibilidade e confiança às empresas locais, destacando as empresas que atendem aos seus padrões. Ter o selo na listagem da sua empresa pode proporcionar uma vantagem competitiva, pois os clientes tendem a confiar mais e a se envolver com empresas com o selo.

Para obter o selo de garantia do Google, uma empresa deve passar por uma verificação de antecedentes, ter uma classificação mínima de 3 estrelas e atender a outros requisitos definidos pelo Google.

Como manter o controle de sua conta do Google

A segmentação de anúncios nos resultados de pesquisa locais do Google permite que você alcance clientes potenciais próximos à sua empresa. No entanto, também é necessário dedicar tempo suficiente para conhecer as últimas tendências de vendas em seu setor, como novos produtos ou serviços que estão entrando no mercado, o que pode ser uma ótima fonte de inspiração para criar novas campanhas ou grupos de anúncios.

Lembre-se de estar sempre um passo à frente da concorrência!

Resumo

O recurso de campanha local do Google evolui constantemente e oferece oportunidades fantásticas, embora elas possam não ser tão populares quanto as formas padrão de publicidade do Google.

Se a sua empresa ainda precisa ter uma classificação elevada na rede de pesquisa, as campanhas locais podem ajudar significativamente e fornecer os primeiros clientes imediatamente. É eficaz e uma das formas mais baratas de publicidade disponíveis.

Receba agora uma lista de verificação ampliada em sua caixa de entrada

Deseja saber mais dicas? Obtenha um PDF prático e encontre uma lista de verificação de SEO local com dicas adicionais.
Obrigado! Seu envio foi recebido!
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.
* Ao fazer o download da lista de verificação, você se inscreve automaticamente em nosso boletim informativo. Você pode cancelar a assinatura quando quiser, mas garantimos que não vai perdê-la.

❤️ Espalhe a palavra! ❤️

Esta postagem do blog foi útil para você? Não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos e colegas para ajudá-los a aprimorar suas habilidades de marketing também!
facebooktwitterlinkedinn
tiktok v2
youtube
imagem viral
Digite seu e-mail e nós lhe enviaremos uma análise completa de mais de 2 milhões de perfis de empresas no Google dentro de alguns dias.
Nós lhe enviaremos uma análise completa de mais de 2 milhões de perfis de empresas no Google dentro de alguns dias.
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.
* Ao fazer o download da análise, você se inscreve automaticamente em nosso boletim informativo. Você pode cancelar a assinatura quando quiser, mas garantimos que não vai perdê-la.

Comece a receber clientes do Google agora mesmo!

Mais de 9 mil proprietários de empresas como você adicionaram a Localo ao seu kit de ferramentas e promoveram seus negócios locais com facilidade.
Comece agora
ferramenta de gerenciamento de perfil de negócios do google